O melhor pedaço da Maçã.

AirPods Pro ganharão Isolamento de Voz; Apple TV+ exibirá informações extras de produções

Entre as novidades anunciadas na WWDC24, a Apple trouxe novos recursos nas áreas de Áudio e Casa.

Publicidade

Ao interagir com a Siri utilizando os AirPods Pro de segunda geração, agora será possível responder a assistente apenas assentindo ou negando com a cabeça, sem a necessidade de falar uma resposta. O recurso foi adicionado graças ao aprendizado de máquina do chip H2, permitindo que se realize tarefas como atender chamadas, interagir com mensagens e notificações sem precisar falar em voz alta.

Além disso, os AirPods Pro ganharão o Isolamento de Voz, já disponível no Mac, agora também no iPhone/iPad, de modo a garantir que o usuário seja ouvido melhor em chamadas mesmo quando estiver em locais barulhentos. Também com aprendizado do máquina do H2, a qualidade da voz de quem está ligando é melhorada, eliminado parte do ruído de fundo.

O Áudio Espacial Personalizado com Rastreamento Dinâmico da Cabeça contará com um modo especialmente pensando em jogos, disponível nos AirPods de terceira geração, AirPods Pro e Max, tornando o áudio ainda mais envolvente também em games. Uma nova API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. foi disponibilizada para desenvolvedores para facilitar a implementação da nova experiência em jogos com design de som avançado.

Com isso, jogadores terão “a melhor latência que a Apple já ofereceu para jogos em aparelhos móveis”. Nos AirPods Pro, também será possível ouvir uma qualidade de voz melhor, com 16 bits a 48 kHz, algo positivo para que joga em chamadas com outras pessoas, por exemplo.

Publicidade

O Apple TV+, com o tvOS 18, ganhará o InSight, que exibe informações sobre o filme ou a série sendo visto(a). Isso inclui nomes do elenco, personagens e músicas sendo reproduzidas, mostradas enquanto se assiste à produção.

Será possível selecionar um ator ou uma atriz para consultar informações sobre ele/ela ou ver o nome de canções tocando em cena, inclusive com a possibilidade de adicioná-la a playlists do Apple Music com um toque. Esses dados também podem ser exibidos no iPhone quando utilizado como controle do Apple TV.

O recurso Aprimorar Diálogo, que melhora a clareza da reprodução do áudio de diálogos no Apple TV+, ganhou novidades. No tvOS 18, ele poderá ser usado não apenas com HomePods, mas também com os alto-falantes integrados da televisão ou conectados via HDMI, com AirPods e outros conectados por Bluetooth, bem como ao reproduzir conteúdo compatível no iPhone e no iPad.

A função, segundo a Apple, ficou ainda mais inteligente. Assim como as novidades dos AirPods, ela agora faz uso de aprendizado de máquina e do áudio computacional para que as vozes tenham mais clareza em relação a outros sons de filmes e séries ao serem reproduzidos na Apple TV 4K.

Publicidade

Além disso, na nova versão do tvOS 18, legendas aparecerão automaticamente no momento adequado, como quando o idioma de uma produção não for o mesmo que o da set-top box, quando o usuário silencia o conteúdo ou quando retrocede a duração por ter quem sabe perdido ou não entendido uma cena.

Outra novidade concernente à Apple TV é a compatibilidade com televisões, monitores e projetores no formato 21:9, de modo a poder ver filmes com a proporção original. Também foram adicionadas diferentes opções de protetores de tela, exibidos enquanto o dispositivo está em espera, incluindo Retratos, TV, Filmes e até animações do Snoopy.

Qualquer pessoa poderá, ainda, compartilhar o controle da música sendo reproduzida em um HomePod ou HomePod mini por meio do SharePlay e do Apple Music. Bastará aproximar um iPhone do outro ou escanear o código QR da janela do SharePlay do app serviço de streaming. Também será possível controlar a reprodução e adicionar músicas a playlists, mesmo sem ser assinante do serviço.

Publicidade

No FaceTime e na Câmera de Continuidade no tvOS 18, serão introduzidas as Legendas ao Vivo, inicialmente apenas em inglês — nos Estados Unidos e no Canadá. Com a novidade, será possível ler o que os participantes da chamada disserem na TV, tornando os recursos mais acessíveis.

Além disso, o Apple Fitness+ foi redesenhado na nova versão do tvOS, para que todos possam aproveitar ainda mais o serviço e se manter nos treinos. As novidades do app incluem um espaço personalizado para o usuário (For You), outros dois para explorar e para ver a biblioteca de treinos, bem como funções de busca e treinos especiais.

O app Casa (Home) do iOS 18, por sua vez, incluirá novos recursos, como acesso para convidados, o qual permitirá compartilhar com outras pessoas o controle de fechaduras, portões da garagem e sistemas de alarme. Haverá também uma opção para programar o acesso personalizado à casa ou durante períodos específicos por meio de fechaduras inteligentes e um histórico de atividades dos convidados.

Ao adicionar convidados, eles poderão controlar acessórios na rede doméstica, embora sem ser um membro permanente da casa. É possível convidá-los por meio do app, bem como limitar o seu acesso com base em preferências, incluindo como e quando convidados podem acessar a rede e dar comandos sobre dispositivos.

Além disso, só será possível controlar acessórios em uma rede como convidado estando fisicamente no local. O administrador também poderá revogar o acesso concedido facilmente, é claro.

Outro novo recurso, o Modo Expresso, permitirá abrir fechaduras compatíveis sem usar as mãos, estando a menos de menos de 2m da porta, com o uso chip de banda ultralarga dos iPhones e Apple Watches, garantindo velocidade e segurança.

O app também começará a exibir o consumo de energia de uma residência, em colaboração com emprestas prestadoras do serviço, começando com a da Califórnia. Os dados de consumo de eletricidade serão exibidos na categoria Energia, exigindo em alguns casos que se vincule à conta da companhia elétrica, bem como permitindo que se compare as diferenças no uso com o tempo e outras informações.

Além disso, robôs aspiradores agora serão compatíveis com o app Casa, podendo ser inseridos nas automações e cenas, bem como ativados por voz com a Siri, usando recursos do Matter 1.2. O Áudio Espacial também poderá ser usado com o AirPlay, para ouvir streaming do iPhone/iPad em HomePods ou em outro aparelho de áudio compatível.

As primeiras versões beta do firmware dos AirPods, do tvOS 18 e dos demais sistemas serão disponibilizadas para desenvolvedores hoje. As versões beta públicas estarão disponíveis no próximo mês.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 18 terá telas Bloqueada, de Início e Central de Controle renovadas!

Próx. Post

watchOS 11 terá novo app Vitals, Training Load e Atividades ao Vivo

Posts Relacionados