O melhor pedaço da Maçã.

Snapdragon X Elite não bate nem o chip do iPhone 12 mini em benchmarks [atualizado]

Chip Snapdragon X Elite

O SoC 1System on a chip, ou sistema em um chip. Snapdragon X Elite, da Qualcomm, foi anunciado com a premissa de um desempenho superior às CPUs 2Central processing unit, ou unidade central de processamento. da Intel, da AMD e até da Apple. No entanto, os primeiros benchmarks do processador não condizem com essa promessa.

Publicidade

As pontuações preliminares são significativamente inferiores aos resultados promovidos pela Qualcomm. Um usuário no X (ex-Twitter) apontou que a pontuação é inferior até mesmo aos resultados do benchmark do chip A14 Bionic em um iPhone 12 mini, modelo lançado pela Maçã em 2020!

Os resultados do benchmark [do chip Snapdragon] X Elite foram divulgados e o desempenho é decepcionante. Eu sabia que eles iriam limitar a velocidade do clock por conta da duração da bateria, mas [a pontuação] é muito baixa. Mesmo assim, o revisor disse que a duração da bateria ainda é menor que a do MacBook Air M2. A Qualcomm é uma grande mentirosa.
.
Para aqueles que não conseguem compreender o quão miserável isso é, o desempenho real single-core do X Elite é mais lento do que o do chip A14, de 4 anos, do iPhone 12 mini.
A Qualcomm inicialmente inflou a pontuação single-core para 3.200, que caiu para 2.900 em um ambiente Windows real, depois para 2.600-2.300 (dizendo que era um modelo de especificações mais baixas) e, finalmente, caiu para 1.800.
A razão pela qual eles conseguem fazer uma manobra tão vergonhosa é que os seguidores da Qualcomm aparecem para defendê-los: “Oh, é 78100! Claro, o clock é menor.” “Ah, é o Windows! Claro, é mais lento que o Linux.” Pense por 5 segundos por que eles tiveram que ter uma frequência tão baixa em primeiro lugar, e uma queda de 300 pontos no single-core apenas para usar o Windows também não é normal.

Uma passada pelo banco de dados do Geekbench revela que existem vários outros testes do chip alcançando pontuações single-core semelhantes. Há, inclusive, casos em que os resultados de benchmark são inferiores ao da pontuação vista acima.

Uma possível razão para o baixo desempenho de alguns PCs com o Snapdragon X Elite seria a otimização insuficiente do sistema operacional, de drivers ou até o mau funcionamento do hardware, segundo o Tom’s Hardware.

Publicidade

Portanto, o desempenho poderá melhorar até o lançamento das primeiras máquinas equipadas com o chip, a exemplo dos recém-anunciados laptops Surface, da Microsoft. Será que vai?!

Atualização17/06/2024 às 16:20

O usuário do Reddit que havia divulgado o benchmark repercutido na matéria original (acima) compartilhou uma atualização com novos resultados após um update liberado para o Galaxy Book4 Edge equipado com o chip Snapdragon X Elite.

Publicidade

Conforme visto no novo teste, a máquina bateu 2.735 pontos em single-core, um aumento considerável em relação aos resultados divulgados inicialmente — o qual também está mais alinhado com o que a Qualcomm havia prometido.

Ainda segundo o autor da publicação, agora será necessário testar a bateria da máquina, cuja performance poderá quem sabe ser reduzida após a atualização que impulsionou o poder do chip.

Notas de rodapé

  • 1
    System on a chip, ou sistema em um chip.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: todas as principais novidades do iOS 18 e do iPadOS 18!

Próx. Post

Basemark apresenta benchmark de ray tracing e Metal focado em jogos

Posts Relacionados