Atualmente, o campo do desenvolvimento de apps para dispositivos móveis conta com as abordagens nativa e híbrida. Enquanto a primeira requer tecnologias e um código diferente para cada sistema (mais notadamente o iOS e o Android), a última permite o uso de um único código que pode ser executado em múltiplas plataformas.
Embora a abordagem híbrida possa reduzir significativamente os custos e o tempo de desenvolvimento, ela acaba sacrificando o desempenho do app em termos de performance — além de não contar com o mesmo nível de acesso a recursos do sistema e de otimização que estão presentes na abordagem nativa.
Como desenvolvedores independentes e pequenos negócios muitas vezes não podem se dar ao luxo de contar com duas equipes de desenvolvimento distintas, geralmente as únicas opções que sobram são partir para a abordagem híbrida ou simplesmente focar em um único sistema operacional para seus projetos.
É aí que entra a Skip, uma nova ferramenta que permite a desenvolvedores de apps nativos para iOS portá-los para o Android. Isso mesmo: ele permite que apps escritos em Swift e usando a SwiftUI sejam facilmente compilados em Kotlin e Compose, tecnologias usadas no desenvolvimento nativo para o SO gerido pelo Google.
Assim como em tecnologias híbridas (como o React Native), a Skip usa uma única base de código para o desenvolvimento — com a diferença de que ele resulta em apps genuinamente nativos nas duas plataformas, enquanto as tecnologias híbridas no máximo fornecerão um resultado que se assemelhe a algo nativo.
Outro ponto legal da Skip é que o app fornece acesso completo às bibliotecas dos sistemas para permitir ligar qualquer API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para Swift ou Objective-C usadas no desenvolvimento para iOS às APIs para Kotlin e Java do Android — sem muita complexidade para realizar essa ponte entre as diferentes tecnologias.
Caso você seja um desenvolvedor e deseje utilizar a Skip, há uma série de tutoriais em vídeo e a documentação oficial para lhe auxiliar nesse processo. Ela é gratuita para desenvolvedores independentes, podendo também ser adquirida por meio de assinatura por empresas profissionais e pequenos negócios.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.