O melhor pedaço da Maçã.
Divulgação/Apple

iOS 26 é apresentado com visual Liquid Glass, apps repaginados e mais!

A Apple anunciou há pouco, durante a WWDC25, o iOS 26 — sim, nada de iOS 19! —, que chega para confirmar os rumores de que a empresa estava preparando um redesign para o seu principal sistema operacional.

Publicidade

O novo visual Liquid Glass se estende por todo o sistema, começando pela Tela Bloqueada, que agora traz elementos translúcidos que se adaptam dinamicamente à imagem de fundo configurada pelo usuário, com direito a um efeito em 3D que entra em ação quando o iPhone é movimentado.

Como especulado, três dos principais apps do sistema foram redesenhados — e as novidades não se limitam ao seus respectivos ícones. O app Câmera (Camera), por exemplo, foi simplificado e agora dá mais foco ao que o usuário está capturando.

O Safari também passou por um redesign bem dramático. Agora, a página é renderizada desde a borda superior da tela até a borda inferior, já que elementos como a barra de endereço passaram a flutuar sobre o conteúdo e também apresentam um aspecto translúcido.

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Apple também apresentou um novo conjunto de APIs 1 Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. para ajudar desenvolvedores a incorporar o Liquid Glass ao visual dos seus apps, o que com certeza deixará o iOS 26 mais consistente visualmente — mesmo com softwares de terceiros.

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

O Apple Music, o Apple News e o Apple Podcasts, por sua vez, passaram por redesigns mais discretos, mas ganharam uma nova barra de abas que também flutua sobre o conteúdo. Mas não para por aí: ela muda de forma dinamicamente conforme o usuário vai navegando pela interface do app, podendo ir para o centro ou para os cantos da tela.

Publicidade

E por falar no serviço de streaming de músicas da Maçã, assinantes também terão acesso à Lyrics Translation (recurso que, como seu nome indica, traduzirá letras de músicas) bem como à Lyrics Pronunciation (que mostrará exatamente como as palavras de uma letra devem ser pronunciadas) e ao AutoMix (que usa IA para criar transições entre uma música e outra).

O app Telefone (Phone) talvez seja um dos que mais mudaram no iOS 26. Com um novo layout que combina as abas Favoritos, Recentes e Voicemails em um único lugar, agora ele também traz os recursos Call Screening (que elimina interrupções em mensagens da caixa postal) e o Hold Assist (que lhe notifica após aqueles minutos intermináveis de espera em call centers, assim que um humano atende de fato a chamada).

Já no Mensagens (Messages), será possível filtrar mensagens de contatos desconhecidos, que aparecerão a partir de agora em uma pasta separada do app e permanecerão silenciadas até que o usuário as aceite.

Divulgação/Apple

O Mensagens também ficou um pouquinho mais parecido com o WhatsApp, já que dará para mudar a imagem de fundo das conversas. No entanto, o mensageiro da Apple vai além, uma vez que será possível gerar wallpapers com a ajuda do Image Playground.

Outras novidades do Mensagens incluem a capacidade de criar enquetes, visualizar indicadores de digitação em grupos e solicitar/enviar/receber dinheiro pelo Apple Cash.

O Mapas (Maps) consegue entender a rotina de viagens diária do usuário para sugerir rotas alternativas e enviar notificações sobre congestionamentos, enquanto o novo recurso Visited Places ajuda usuários a lembrar de lugares que eles já visitaram (e com criptografia de ponta a ponta).

O Carteira (Wallet), por fim, deixará usuários pagar em parcelas ou com recompensas ao fazer compras em lojas físicas com o Apple Pay usando o iPhone, além de acompanhar e compartilhar Atividades ao Vivo (Live Activities) para atualizações em tempo real sobre um voo e conferir outras informações sobre a viagem.

Apple Intelligence não ficou para trás

Alvo de muitas críticas desde o seu lançamento no ano passado, a suíte de recursos da IA da Apple recebeu algumas boas novidades na tarde de hoje.

Uma das grandes novidades é o recurso Live Translation, que será integrado ao Mensagens, ao FaceTime e ao Telefone e, como seu nome indica, será capaz de traduzir texto e áudio em tempo real, facilitando a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Segundo a Maçã, os modelos usados para tornar essa função possível rodarão localmente no iPhone, reforçando a privacidade das conversas.

A Inteligência Visual (Visual Intelligence) poderá analisar a tela usuário para ajudá-lo com alguma coisa — como procurar um produto presente numa foto na internet, por exemplo. Ainda segundo a Maçã, caso o usuário ainda tenha alguma dúvida, ele poderá fazer uma pergunta para o ChatGPT ou uma pesquisa no Google e em outros apps compatíveis.

O Genmoji e o Image Playground deixarão você misturar emojis com descrições de texto para obter resultados únicos.

O Atalhos (Shortcuts) incluirá uma série de ações empurradas pela Apple Intelligence, que também pode ser aproveitada por desenvolvedores em seus apps graças aos framework Foundation Models, que funciona com base nos modelos que rodam localmente no iPhone.

Melhorias no CarPlay

O sistema veicular da Apple, obviamente, também foi atualizado com o visual Liquid Glass, o que inclui tanto a versão “normal” do sistema veicular quanto o CarPlay Ultra, lançado no mês passado.

Além disso, usuários também poderão acessar recursos como as reações (Tapbacks) e as conversas fixadas do app Mensagens diretamente dos seus carros, tornando a experiência mais completa.

Outras novidades

A Apple também anunciou um app novo na tarde hoje. Falo do Jogos (Games), que servirá como um hub com jogos baixados pelo usuário na App Store, notícias e eventos, além de “ser a melhor forma de experienciar o Apple Arcade”, de acordo com a própria Maçã.

Os AirPods 4 (com e sem ANC) e os AirPods Pro 2 poderão gravar áudio — tanto em vídeos quanto em chamadas — com ainda mais clareza graças ao recurso Voice Isolation. Além disso, com o recurso camera remote, usuários poderão pressionar as hastes dos fones para capturar uma foto ou iniciar a gravação de um vídeo.

Entre os recursos de acessibilidade, por fim, temos o Accessibility Reader, que “proporciona uma experiência de leitura personalizada em todo o sistema”, e o Braille Access, que abre uma interface totalmente nova no iPhone com telas braille conectadas.


O iOS 26 será liberado para todos os dispositivos compatíveis durante a nossa primavera (outono no hemisfério norte), provavelmente em setembro — que é quando novos iPhones costumam ser anunciados.

Ele já está disponível em versão beta para desenvolvedores.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Liquid Glass: Apple anuncia novo design universal para os seus sistemas

Próx. Post

watchOS 26 chegará com suporte à Apple Intelligence, treinos guiados e mais!

Posts relacionados