O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desmonte do novo iMac de 27″ revela poucas mudanças internas

Alguém esperava algo diferente?
Teardown do iMac

Já sabemos que o novo iMac de 27 polegadas é externamente idêntico ao seu antecessor, mas e por dentro? Bom, hoje a iFixit trouxe a resposta que esperávamos: suas entranhas também são deveras parecidas com as dos seus antepassados.

Publicidade

O desmonte do tudo-em-um revelou poucas mudanças em relação ao modelo anterior, de 2018. A mais significativa é, possivelmente, a instalação do módulo da webcam (que finalmente é 1080p): agora, ele é conectado à parte de trás do módulo da tela, e não à placa lógica, como anteriormente — o que requer a desconexão de mais um cabo ao desmontar a máquina.

O espaço onde antes ficavam os Fusion Drives não ganhou um substituto e está simplesmente vazio — no lugar das peças, agora temos apenas pequenos SSDs soldados diretamente à placa, que não tem mais quaisquer conectores SATA. A iFixit destacou, também, a presença de uma placa de expansão de armazenamento nos iMacs com SSDs de 4TB ou 8TB, como já comentamos aqui.

A equipe de desmonte do computador notou que sua construção interna continua sendo basicamente modular: vários componentes podem ser retirados e substituídos somente com chaves Phillips ou Torx, inclusive a CPU1 (embora a Apple não recomende esse processo, claro).

Apesar disso, algumas inconveniências ainda são deveras incômodas: a placa wireless do computador permanece soldada à placa, como no modelo anterior, e o próprio processo de desmonte da máquina é um tanto quanto complicado — você precisará superar camadas de cola, conectores pouco acessíveis e peças bastante frágeis para separar tudo sem danificar nada.

Temos também uma versão em raio-X do iMac, fotografada pela Creative Electron:

No fim das contas, o novo iMac de 27″ ganhou 4 pontos (em 10 possíveis) no índice de reparabilidade da iFixit. O site notou que, se a Maçã repetir o ato do ano passado e liberar os manuais de reparo da máquina gratuitamente na internet, aumentará um ponto nessa avaliação. Será que rola?


A propósito, enquanto estamos aqui, vale também checar o vídeo de teardown do novo iMac publicado pela Other World Computing (OWC):

Difícil, não?


iMac de 27", modelo 2020
iMacs de 21,5″ e 27″ de Apple Preço à vista: a partir de R$11.969,10
Preço parcelado: em até 12x de R$1.108,25
Lançamento: 2020

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tim Cook

Tim Cook entra para o clube dos bilionários

Próximo Artigo
Caixas de iPhones

Mãe e filho são presos por golpe envolvendo iPhones falsificados

Posts Relacionados