O melhor pedaço da Maçã.

iPhones 12 podem suportar carregamento sem fio reverso

Pelo menos foi o que indicou um documento da FCC (a Anatel dos EUA)
Ugis Riba / Shutterstock.com
iPhone 12 Pro

No ano passado, rumores indicavam que os iPhones 11 viriam com carregamento sem fio reverso (ou bilateral, como alguns chamam). O recurso — já presente em alguns aparelhos Android — permite compartilhar a bateria do smartphone com outros dispositivos, sejam telefones, fones de ouvido sem fio, smartwatches, etc.

Publicidade

Aparentemente, a Apple puxou o freio de mão no último minuto da produção dos iPhones 11 — foram encontrados inclusive vestígios da tecnologia dentro dos aparelhos —, deixando a dúvida se os iPhones 12 viriam com tal recurso. Contudo, a empresa não comentou absolutamente nada sobre ele no lançamento e não há nenhuma menção disso nas páginas oficiais dos iPhones.

Paralelamente, a iFixit, firma de reparo que tradicionalmente desmonta dispositivos para analisar a entranhas deles, também não encontrou nada dentro do aparelho que indicasse a implementação da tecnologia. Só que Jeremy Horwitz, do VentureBeat, parece ter descoberto algo curioso.

@markgurman: Se esse registro da FCC for algum indicativo, o iPhone 12 pode ter um recurso de carregamento reverso oculto. Talvez MagSafe nos novos AirPods?

@hrwitz: Um novo recurso MagSafe estava escondido nos arquivos da Apple na FCC: “Além de poderem ser carregados por um carregador WPT de mesa (disco), os modelos 2020 do iPhone também suportam a função de carregamento WPT a 360kHz para carregar acessórios [incluindo] um futuro acessório externo da Apple”.

De fato, a documentação do iPhone 12 na FCC (a “Anatel dos Estados Unidos”) deixa claro que o aparelho tem um recurso de carregamento sem fio oculto, mas que só funcionaria com um acessório ainda não lançado. 🤔

Publicidade

O motivo de a Apple não ter comentado nada até o momento pode justamente ser isso: como o tal carregamento reverso não tem utilidade no momento, por que comentar? Que sabe ela apresente novos AirPods ou algum outro produto (“AirTags”?) compatível com esse carregamento para, aí sim, explicar exatamente como tudo funciona.

Caso tudo isso se concretize, só acho uma pena a Apple criar esses padrões que funcionam apenas com alguns produtos (vide carregador do Apple Watch, que utiliza o padrão Qi mas ao mesmo tempo tem características proprietárias as quais não permitem recarregá-lo em um carregador sem fio comum).

Seria ótimo se os iPhones 12 pudessem recarregar todos os AirPods, Apple Watches e outros aparelhos compatíveis com a tecnologia Qi, mas pelo visto a Maçã optou por outro caminho. Teremos que esperar para ver.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: PXL – mosaic art, Abigail’s Tales: First Day, Magic Window e mais!

Próx. Post

Crash Bandicoot: On the Run! está em pré-venda na App Store

Posts Relacionados