Há duas semanas, falamos aqui sobre a mais recente dança das cadeiras no alto comando da Apple: John Ternus assumiu a vice-presidência sênior de engenharia de hardware, cargo anteriormente ocupado por Dan Riccio.
Riccio, por sua vez, passaria a se dedicar a um “novo projeto” na Apple, respondendo diretamente ao CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. Tim Cook — o que, em linguagem Cupertiniana, significa que o executivo liderará o desenvolvimento de uma nova categoria de produto na empresa.
À época, especulamos que esse “novo projeto” poderia ser o veículo elétrico da Maçã ou os headsets de realidade aumentada da empresa; agora, temos mais uma pista de que a segunda opção é a verdadeira. De acordo com Mark Gurman2Matéria fechada para assinantes., da Bloomberg, o novo foco de Riccio na Maçã é justamente “supervisionar a equipe que está desenvolvendo os futuros headsets de realidade aumentada e realidade virtual da Apple”.
Segundo a reportagem, o primeiro dispositivo a sair desse projeto — um aparelho topo-de-linha focado em realidade virtual com algumas capacidades de realidade aumentada, como já previsto em rumores anteriores — encontrou alguns obstáculos no seu desenvolvimento. A chegada de Riccio, com sua ampla experiência no mundo do hardware, poderia ser estratégica para ajudar a equipe a superar esses obstáculos e enfim trazer o headset ao mundo.
O papel de Riccio na equipe não será de comando direto, e sim de supervisão — uma movimentação parecida com a de Phil Schiller, que deixou seu cargo formal na vice-presidência sênior da Maçã mas cuidará (por algum tempo) de assuntos relacionados à App Store e aos eventos da empresa. No caso dos headsets, o comando diário do projeto continuará nas mãos de Mike Rockwell, chefe de realidade aumentada da empresa.
Telas e câmeras próprias?
A reportagem da Bloomberg traz também um detalhe mais geral sobre as tecnologias da Maçã: o grupo de engenheiros que trabalha em telas e câmeras desenvolvidas internamente passará a ser supervisionado por Johny Srouji, executivo responsável pelos (já existentes) processadores da empresa.
Segundo Gurman, isso pode significar que o desenvolvimento dessas peças está mais próximo da realidade e poderemos ver em breve iPhones, iPads e Macs com telas e câmeras próprias, criadas pela própria Apple (em vez de modelos encomendados de outras empresas). O rumor pode estar ligado, inclusive, à expectativa de que veremos Macs e iPads com telas Mini-LED num futuro próximo.
Vamos acompanhar, portanto.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.
- 2Matéria fechada para assinantes.