Como parte de uma investigação antitruste em torno das duas maiores lojas de aplicativos — ou seja, a App Store e o Google Play —, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (Australian Competition and Consumer Commission, ou ACCC) pediu que ambas as gigantes da tecnologia dessem aos usuários mais oportunidades de escolha em se tratando de aplicativos pré-instalados.
Em um relatório inicial [PDF], a ACCC expressou sua preocupação com a manipulação de aplicativos pré-instalados da Apple e do Google, como divulgado pela Reuters.
Especificamente, eles observam que as duas empresas, que compartilham um “duopólio de sistemas operacionais móveis”, podem preferir seus próprios aplicativos a softwares de terceiros concorrentes.
É necessário que os consumidores tenham mais opções por meio da capacidade de alterar qualquer aplicativo padrão pré-instalado em seus dispositivos que não seja um recurso central do sistema. Isso daria aos consumidores mais controle para escolher o aplicativo que melhor atende às suas necessidades e promoveria uma concorrência mais robusta nos mercados de aplicativos.
As chamadas “telas de escolha” estão sendo investigadas como uma possível solução potencial. Na Rússia, a Apple implementou um recurso semelhante para cumprir a lei local — embora com aplicativos pré-aprovados pelo governo.
Vale notar, ainda, que usuários do iOS 14 podem alterar o navegador e o cliente de email padrão nos Ajustes.
A ACCC observa que o iOS e o Android respondem por quase 100% do mercado global de sistemas operacionais móveis (sem incluir a China), divididos em 27% e 73%, respectivamente. Na Austrália, a participação de mercado é quase uniforme entre as duas plataformas.