O melhor pedaço da Maçã.

Ecossistema da App Store cresceu 24%, atingindo US$643 bilhões em 2020

Mesmo com todos os percalços impostos pela pandemia (COVID-19)
Gráfico do estudo sobre o ecossistema da App Store

Ainda que empresas como Spotify, Epic Games e Facebook critiquem a taxa da App Store, não há como negar o tanto que esse ecossistema, apresentado em 2008, tem expandido e ajudado milhões de pessoas mundo afora. Afinal, quando fazemos compras por um aplicativo, pedimos uma entrega ou uma “carona”, somos beneficiados por ela.

Publicidade

Pois, hoje, a Apple publicou um estudo feito em parceria com o Analysis Group (grupo de economistas) intitulado “Uma Perspectiva Global Sobre o Ecossistema da App Store” (em inglês, “A Global Perspective on the Apple ‌App Store Ecosystem”).

De acordo com o relatório, apenas em 2020 — mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) —, a loja de aplicativos faturou US$643 bilhões com vendas. Quando comparado ao ano anterior, constata-se um aumento de 24%.

Essa estimativa leva em consideração várias estratégias de monetização de aplicativos, e 90% desse montante vêm de vendas fora da ‌App Store, sobre a qual a Apple afirma não ter recebido comissão. Essas vendas incluem varejo em geral, viagens, entrega e retirada de alimentos, caronas e serviços de motoristas, que representam a maior categoria.

Altas e baixas

Grande parte desse crescimento veio à medida que as pessoas passaram a ficar dentro de casa e fazer mais negócios online por causa da pandemia. O estudo também dedicou um tempo para abordar como algumas categorias da App Store foram fortemente afetadas por esse cenário.

Publicidade

Com isso, aplicativos que oferecem produtos e serviços digitais viram suas vendas crescerem mais de 40%, enquanto as vendas no setor de viagens caíram 30%. Embora este último esteja retomando em alguns países, parte do aumento impulsionado pela pandemia em categorias como compras online pode não desacelerar tão rápido.

O estudo mostra que o varejo geral faturou US$383 bilhões em 2020 (em 2019, o número foi de US$268 bilhões); o setor de entrega de comida cresceu de US$31 bilhões (em 2019) para US$36 bilhões em 2020.

Publicidade

Enquanto isso, o campo de viagens caiu de US$57 bilhões para US$38 bilhões; já o de caronas foi de US$40 bilhões para US$26 bilhões. Vale notar, contudo, que nenhuma dessas categorias é taxada pela Apple.

Dados de pequenos desenvolvedores

A pesquisa também analisou como o ecossistema da App Store mudou ao longo do último ano e destacou como a plataforma ajudou principalmente pequenos desenvolvedores — aqueles com menos de 1 milhão de downloads e menos de US$1 milhão em faturamento.

Segundo o estudo, os pequenos desenvolvedores representam 90% de todos os desenvolvedores na ‌App Store. Além disso, mais de ¼ dos que vendem produtos e serviços digitais aumentaram seus ganhos em média 25% ano a ano, entre 2015 e 2020.

Publicidade

O relatório destaca também que o número de pequenos desenvolvedores aumentou 40% nesse mesmo período, e que os ganhos quase triplicaram.

Quase 80% dos pequenos desenvolvedores marcam presença em diversos territórios da App Store e têm ganhos de usuários em mais de 40 países. Nesse trecho, a Apple aponta como sua loja facilita transações internacionais seguras/locais e o processamento de pagamentos.

Os grandes desenvolvedores

Em uma estimativa conservadora focada nos Estados Unidos e na Europa, o estudo descobriu que mais de 75 empresas que têm seus ganhos baseados em apps (e que o iOS/iPadOS, portanto, se torna essencial) abriram capital ou foram adquiridas — com uma avaliação total de mais de US$510 bilhões na época da oferta/venda.

O aplicativo de namoro Bumble, por exemplo, começou no ecossistema da Maçã em 2014 e tornou-se uma empresa de capital aberto, arrecadando US$2,2 bilhões em seu IPO.


Ícone do app Bumble: encontros e conexões
Bumble: encontros e conexões de Bumble Holding Limited
Compatível com iPhones
Versão 5.360.0 (190.3 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

SDKs, APIs e declaração de Tim Cook

Tal como no ano passado, a pesquisa sobre a App Store chega dias antes da WWDC, evento anual da empresa voltado para desenvolvedores.

É importante ressaltar que esse é um momento crucial para a Apple ratificar seu compromisso com essa comunidade e anunciar novidades que instiguem ainda mais a criatividade deles. Por isso, todos os anos, novos SDKs1Software development kits, ou kit de desenvolvimento de software. e APIs2Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. são lançadas.

No decorrer do estudo, a Apple destacou que ajuda desenvolvedores a criarem aplicativos, oferecendo mais de 250.000 APIs em 40 SDKs, além de auxiliar desenvolvedores iniciantes com Developer Academies e outros cursos.

A Maçã também diz que mais de 10.000 pessoas se formaram nessas instituições e lançaram mais de 1.500 aplicativos. Seus esforços educacionais alcançaram mais de 2 milhões de alunos e professores apenas em 2020. A empresa destacou as histórias de diversos desenvolvedores, tais como Adam Debreczeni, Pedro Wunderlich e outros.

Em nota, Tim Cook, disse que a ‌App Store traz empregos, oportunidades e “inovação incalculável”:

Os desenvolvedores na ‌App Store provam todos os dias que não há mercado mais inovador, resiliente ou dinâmico no mundo do que a economia de aplicativos. Os aplicativos com os quais confiamos durante a pandemia mudaram vidas de muitas maneiras — desde alimentos entregues em nossas casas, a ferramentas de ensino para pais e educadores, a um universo criativo e em constante expansão de jogos e entretenimento. O resultado não é apenas aplicativos incríveis para os usuários: são empregos, oportunidades e inovações incalculáveis que impulsionarão as economias globais por muitos anos.


Não sei vocês, mas é interessante ver que a Apple está cada vez mais engajada em trazer transparência e dar à indústria uma visão mais aprofundada da sua loja de aplicativos. Vale lembrar que a ‌Epic Games‌ e outros desenvolvedores estão insatisfeitos com a atual taxa de 30% da App Store. A decisão do julgamento, que encerrou há alguns dias, porém, poderá levar meses.

Todos os olhos agora estão voltados WWDC21, que começará na próxima segunda-feira7 de junho, com a tradicional keynote de abertura às 14h (horário de Brasília). A Apple deverá revelar as novas versões dos seus sistemas operacionais — iOS 15, iPadOS 15, macOS 12 (que poderá se chamar “Mammoth” ou “Monterey“), tvOS 15 (ou “homeOS”?) e watchOS 8.

O estudo completo sobre o ecossistema da App Store em 2020 está disponível aqui [PDF].

Notas de rodapé

  • 1
    Software development kits, ou kit de desenvolvimento de software.
  • 2
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança páginas destacando seus serviços de pagamento

Próx. Post

Promoções na App Store: Cubes : brain teaser, LunarSight, Records e mais!

Posts Relacionados