O melhor pedaço da Maçã.

Apple encosta na Xiaomi no mercado de dispositivos vestíveis

Resta saber qual será a reação do mercado ao “Apple Watch Series 7”
DenPhotos / Shutterstock.com
Apps no Apple Watch

Já sabemos que, quando a análise é o mercado de smartwatches, a Apple domina. Falamos aqui recentemente sobre os 100 milhões de usuários do relógio da Maçã ao redor do mundo e sobre o fato de que o Apple Watch Series 6 foi, de longe, o modelo mais popular da categoria nos últimos meses. Ao ampliar um pouco o escopo da análise, entretanto, o cenário muda.

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Digo isso porque a Canalys liberou ontem sua mais nova pesquisa sobre o mercado de dispositivos vestíveis — isto é, incluindo smartwatches, fitness bands e outros produtos do tipo —, relativa ao segundo trimestre de 2021. Nesse segmento, a Xiaomi ainda é a líder, mas a Apple está encostando rapidamente na rival.

Segundo o levantamento da firma, a gigante chinesa despachou 8 milhões de dispositivos vestíveis no segundo trimestre — um crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior e suficiente para capturar 19,6% do mercado. Cynthia Chen, analista da Canalys, atribui o desempenho da Xiaomi ao sucesso da Mi Band 6, com características mais atraentes que as de modelos anteriores, e o lançamento quase global do dispositivo.

A Apple, por outro lado, cresceu muito mais que a rival: dos 6,1 milhões de Watches vendidos no segundo trimestre de 2020, passamos para 7,9 milhões no período mais recente — um crescimento de quase 30% na comparação ano a ano, e suficiente para abocanhar 19,3% do mercado. Os dados são estimados, então pode-se considerar basicamente um empate técnico entre a Maçã e a Xiaomi.

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Como já vimos em levantamentos de outras empresas, a Apple lidera com folga quando a análise concentra-se em relógios inteligentes propriamente ditos. Na estimativa da Canalys, a Maçã tem atualmente 31,1% do mercado, enquanto suas maiores rivais (Huawei, Garmin, Samsung e Xiaomi, respectivamente) giram entre 6% e 9%.

Segundo o analista Jason Low, quem quiser manter a liderança (ou chegar mais perto dela) no mercado de smartwatches terá de focar em um segmento: o de saúde.

Monitoramento de saúde é o uso mais frequente dos relógios inteligentes. A capacidade de fornecer recursos de ponta nesse universo e de oferecer aos usuários dados significativos, com dicas e alertas valiosos em relação à saúde, é o que vai separar os vencedores dos perdedores neste mercado. É crucial que as fabricantes invistam em sensores de saúde de próxima geração e desenvolvam algoritmos e soluções próprias não apenas para rastrear métricas vitais, mas também para garantir boa precisão e confiabilidade. As empresas precisam focar em dar aos usuários insights sobre tendências de sua saúde envolvendo dados coletados por um longo período, para que eles possam entender como seus estilos de vida estão afetando seu bem-estar.

Fica a questão, portanto, de como o “Apple Watch Series 7” — que, segundo os rumores mais recentes, não trará grandes novidades do ponto de vista da saúde — lidará com essa tendência. Será que a Apple poderá perder terreno?

Apple Watch Series 7
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Preço parcelado: a partir de R$3.399,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular

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