O melhor pedaço da Maçã.

Taxa de adoção do iOS 15 está mais lenta que a do iOS 14

E não é difícil arriscar uma razão para isso
DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com
iOS 15

No ano passado, o iOS/iPadOS 14 apresentou uma taxa de adoção entre as mais rápidas já obtidas por um novo sistema operacional da Apple — para se ter uma ideia, em apenas cinco dias de disponibilidade, mais de ¼ dos iPhones, iPads e iPods touch ativos no mundo já estavam rodando os novos sistemas. Este ano, pelo visto, os números não são nem de perto tão frenéticos.

Publicidade

De acordo com a Mixpanel, as taxas de adoção do iOS/iPadOS 15 nos seus dois primeiros dias de disponibilidade são significativamente menores em relação às dos seus antecessores. Até o início desta quarta-feira, cerca de 8,5% dos iPhones, iPads e iPods touch em funcionamento no mundo tinham instalado os novos sistemas — bem menos do que os 14,5% de dispositivos que o iOS/iPadOS 14 alcançou no ano anterior.

Vale lembrar que os dados não são oficiais — a Apple até divulga essa taxa oficialmente, mas não tão rápido assim. A Mixpanel usa métricas baseadas em visitas a sites e aplicativos, o que estabelece uma metodologia de pesquisa sólida — e que, ao menos, é constante ano após ano, servindo como método de comparação.

É fácil apontar as causas da taxa de adoção mais baixa do iOS 15: pela primeira vez, a Apple não está “obrigando” seus usuários a atualizar seus aparelhos, e o iOS 14 inclusive continuará recebendo updates de segurança mesmo após o lançamento do novo sistema. Essa nova abordagem é evidenciada na tela de Atualização de Software dos Ajustes de iPhones e iPads:

Atualização para o iOS 15 nos Ajustes do iPhone

Com os incentivos muito mais sutis, é natural que menos usuários farão a atualização logo de cara — o que, por um lado, é até positivo: os servidores da Apple são menos exigidos, os early adopters conseguem obter o update mais rápido e os usuários menos apressados podem analisar se a atualização já está nos trinques e pode ser feita sem grandes dores de cabeça.

Publicidade

E por aí, o iOS/iPadOS 15 já está rodando?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carta vazada de Tim Cook critica empregados que vazam informações

Próx. Post

Sharon Horgan protagonizará nova comédia do Apple TV+

Posts Relacionados