O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

mundissima / Shutterstock.com
Logo do NSO Group e da Apple

Membros da Comissão Europeia foram alvos do spyware Pegasus

Membros da Comissão Europeia teriam sido alvos de novos ataques envolvendo o spyware do NSO Group, empresa de segurança israelense conhecida pelo famoso Pegasus. Segundo informações da Reuters, a maior parte das tentativas de invasão aconteceu em 2021 e focou, entre outros dispositivos, em iPhones de funcionários e oficiais do órgão.

Publicidade

De acordo com a União Europeia e documentos vistos pelo veículo, estão entre os alvos nomes como o do belga Didier Reynders, que atua como comissário europeu de justiça desde 2019. Além de Reynders, pelos menos quatro outros funcionários da comissão também sofreram tentativas de invasão de seus dispositivos.

As preocupações em torno da segurança dos membros da comissão surgiram pela primeira vez em novembro, quando a Apple passou a enviar alertas para uma série de indivíduos que teriam sido alvos de ataques patrocinados por governos. Um funcionário de tecnologia da comissão pediu para que os oficiais ficassem atentos a possíveis alertas da empresa por serem “um alvo em potencial” no dia 26 daquele mês.

Embora o NSO Group seja conhecido principalmente pela ferramenta de espionagem Pegasus, pesquisadores de segurança afirmam que os ataques parecem ter se aproveitado, também, do método ForcedEntry um exploit que se aproveitava de uma vulnerabilidade do tipo zero-day no iMessage.

Publicidade

Acredita-se que o método tenha sido amplamente explorado entre fevereiro e setembro de 2021. Outro malware parecido com o Pegasus, vendido pela também israelense QuaDream, também teria sido usado.

Ainda de acordo com a Reuters, não foi possível determinar a origem das tentativas dos ataques contra a comissão e tampouco se elas obtiveram êxito. Tanto o órgão europeu quanto a Apple ainda não se pronunciaram sobre o assunto. O NSO, por sua vez, negou que os ataques tenham ocorrido através das suas ferramentas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Pay

Apple Pay é lançado na Moldávia

Próximo Artigo
Ajustes do modo foco no iPhone

Códigos do macOS 12.4 sugerem novo modo Foco no iOS 16

Posts Relacionados