O melhor pedaço da Maçã.

Em 2023, 80% dos iPhones terão modems próprios da Apple — estima WSJ

Framesira / Shutterstock.com
iPhone 12 Pro [Max] com 5G indicado em close

Não é novidade para ninguém — certamente não para a Qualcomm — que “em breve” a Apple começará a abandonar os modems dela em prol de chips próprios, desenvolvidos do zero nos laboratórios de Cupertino.

Publicidade

Em uma reportagem especial sobre a empreitada que foi ao ar no último fim de semana, o Wall Street Journal fala das expectativas e dos desafios que a companhia tem enfrentado, e cita que ela espera já ter seu modem próprio em 80% dos iPhones vendidos a partir de 2023. Ou seja, apenas 20% viriam de pedidos feitos à Qualcomm.

Vale notar que outros produtos da Apple também dispõem de modems 3G/4G/5G, como iPads e Apple Watches com conectividade celular. Como eles têm volumes de vendas bem inferiores aos de iPhones, pode ser inclusive que a Apple opte por iniciar essa transição por uma dessas linhas.

Para além dos produtos que já temos hoje à venda, espera-se que futuros Macs também incorporem versões com conectividade celular, sem falar de dispositivos totalmente novos como os tão falados óculos (e/ou headset) de realidade virtual/aumentada da Maçã.

Prakash Sangam, fundador da Tantra Analyst, explica que, sob alguns aspectos, o projeto de um modem desse tipo é até mais complexo do que um SoC1System-on-a-chip, ou sistema-em-um-chip. como o M1, visto que envolve uma série de fatores que podem afetar a qualidade do sinal, por exemplo. A própria Apple já sofreu muito com isso antes mesmo de cogitar criar um modem próprio, com o famoso #Antennagate.

Além da conectividade celular, é possível que esse mesmo chip também sirva para toda a parte Wi-Fi dos futuros devices. Apenas o Bluetooth ainda continuaria separado, bem como outros componentes sem fio incluindo GPS2Global positioning system, ou sistema de posicionamento global. e NFC3Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade..

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chip, ou sistema-em-um-chip.
  • 2
    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.
  • 3
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

União Europeia investigará Apple por abuso com carteiras digitais

Próx. Post

Livro detalhará últimos anos de Jony Ive na Apple e tensões com Tim Cook

Posts Relacionados