O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: IA do iOS 18 será integrada à Siri e poderá resumir mensagens

Siri

Uma nova reportagem do AppleInsider relatou uma série de melhorias e recursos de inteligência artificial (IA) que deverão ser lançados pela Apple com o iOS 18. Eles deverão ser alimentados pelo Ajax, grande modelo de linguagem (large language model, ou LLM) da empresa, sobre o qual ficamos sabendo pela primeira vez no ano passado.

Publicidade

Segundo o site, além do recurso que deverá resumir páginas da web no Safari ou em documentos, a Siri também deverá contar com uma funcionalidade do gênero, especialmente por causa da maior integração que a assistente terá com o aplicativo Mensagens nativo da empresa.

Em versões de pré-lançamento dos próximos sistemas operacionais da Maçã, já seria possível analisar o conteúdo de mensagens com inteligência artificial, bem como gerar respostas que “transmitem o conteúdo de mensagens de maneira simplificada” para os usuários.

O Ajax seria capaz de gerar respostas básicas de forma offline, completamente no dispositivo. Ao analisar uma entrada de texto do usuário no Spotlight, por exemplo, o modelo seria capaz de gerar várias respostas em questão de milissegundos, bem como entender determinados contextos.

Publicidade

Nesses casos, o Ajax verificaria se a entrada de texto contém um número de telefone ou um nome de contato salvo e exibiria informações sobre ele (caso necessário). Ele também conseguiria se comunicar com o aplicativo Calendário, levando em consideração os eventos cadastrados para criar uma resposta.

Embora o Ajax possa gerar sentenças longas de forma offline, resultados mais elaborados e avançados ainda parecem exigir processamento na nuvem — o que vai ao encontro com os rumores recentes de que a Apple estaria em negociações com a OpenAI e o Google para licenciar suas tecnologias.

Privacidade é a palavra chave

Quando falamos especificamente dos recursos baseados em processamento local, o foco primordial da Apple com essa abordagem diferenciada é a privacidade — uma palavra bastante comum no vocabulário dos executivos da empresa.

Publicidade

Mesmo assim — pelo menos nos ambientes de testes da empresa, segundo o relatório —, são exibidos avisos de privacidade para os usuários antes que o Ajax use qualquer informação do Safari ou do Mensagens, por exemplo, para minimizar os riscos que ainda possam existir.

Não sabe-se, no entanto, qual será o comportamento da empresa com a adoção de modelos de outras empresas (provavelmente haverá uma cautela muito maior) — principalmente em termos de discurso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Metade das empresas da Fortune 100 adquiriram unidades do Vision Pro, diz Tim Cook

Próx. Post

WhatsApp testa filtros para ajudar no gerenciamento de armazenamento no iOS

Posts Relacionados