O melhor pedaço da Maçã.

iOS 18 avisará sobre carregadores lentos, facilitará o compartilhamento de senhas Wi-Fi e mais!

Após a apresentação do iOS 18 na keynote de abertura da WWDC24, já mostramos várias outras novidades não comentadas que deverão chegar com a nova versão. E já temos ainda mais recursos e modificações os quais foram encontrados na primeira versão beta do novo sistema.

Publicidade

Vamos a mais uma rodada de novidades! 😉

Mais informações de bateria

A primeira delas é um aviso sobre o uso de carregadores lentos para recarregar o iPhone, exibido na seção “Bateria”, dentro de Ajustes — na área “Nível da Bateria”. Os momentos em que o carregador lento foi utilizado serão sinalizados em laranja. Não se sabe exatamente o que entrará nessa categoria, algo que deverá ser esclarecido pela empresa futuramente.

Mostrar a hora sem bateria

Outra novidade interessante, como descoberto por um usuário do Reddit e repercutido pelo 9to5Mac, será a exibição da hora mesmo quando o iPhone estiver sem bateria.

O recurso já existia no Apple Watch e expandirá o rol de tarefas que o smartphone poderá fazer mesmo sem carga, como ser localizado e permitir o uso de cartões e passes de transporte, com o recurso Transporte Público Expresso.

Publicidade

Aparentemente, de acordo com o MacRumors, essa possibilidade só funcionará a partir da linha iPhone 15.

Medicamentos

No recurso de controle de medicamentos do app Saúde (Health), será possível adicionar uma data de fim para a ingestão de um remédio, algo importante para tratamentos curtos e medicamentos que não são de uso contínuo.

Legendas no Apple TV+

Além disso, o recurso do Apple TV+ de exibir legendas por dez segundos automaticamente ao retroceder a reprodução de um filme ou uma série, demonstrado na apresentação do tvOS 18, também estará disponível no iOS/iPadOS 18 e no macOS Sequoia 15.

Publicidade

A ideia é prever que o usuário não compreendeu o que foi falado e, por isso, retrocedeu, de modo a garantir a compreensão do roteiro.

Compartilhar senhas Wi-Fi com Android

A nova versão do sistema trará também uma forma de compartilhar senhas de redes Wi-Fi facilmente com pessoas que utilizam aparelhos Android, conforme revelado pelo Neowin.

A opção está no novo app Senhas (Passwords) e permite gerar códigos QR para a conexão a redes cujas senhas estejam salvas. O código pode ser lido por pessoas tanto com iPhones quanto com dispositivos Android.

Botão de Ação

O botão de Ação dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max poderá ser configurado para acionar controles da Central de Controle, além dos já existentes. Isso inclui a ativação do Modo Escuro, do Modo Avião, do Acesso Pessoal, entre outros.

Publicidade

Opções como Modo Pouca Energia e Bloqueio de Orientação, segundo o MacRumors, ainda não aparecem disponíveis na primeira beta do iOS 18, embora a opção de acionar um atalho (shortcut) já indiretamente permita adicioná-las.

App Fotos

O Fotos, por sua vez, além do redesenho anunciado, ganhou uma série de categorias agrupadas em uma seção “Utilidades”, como lembrado pelo MacRumors.

Além de “Importações”, “Duplicatas”, “Itens Ocultos” e “Apagados”, há agora “Recibos”, “Escrito à Mão”, “Ilustrações”, “Códigos QR”, “Salvos Recentemente”, “Vistos Recentemente”, “Editados Recentemente”, “Compartilhados Recentemente”, “Documentos” e “Mapas”.

A ideia é agrupar automaticamente fotos que pertençam a essas categorias, de modo que elas sejam encontradas com uma maior facilidade. Além disso, a seção “Tipos de Mídia” ganhou a categoria “Animadas”. Tanto ela quando a “Ilustrações” podem ser pensadas nas imagens geradas pela Apple Intelligence.

Haverá, ainda, uma nova seção “Coleções Fixadas”, na qual ficarão as categorias que você pode querer acessar rapidamente, como “Vídeos”, “Favoritos”, “Capturas de Tela” e “Selfies”. Assim, será possível manter no topo do app o que é mais útil.

Essas novidades também chegarão ao Fotos do macOS Sequoia 15 e do iPadOS 18.

App Música

No app Música (Music) no iOS 18, será adicionado um botão “Adicionar à Fila” no final da lista de reprodução, bem como uma opção para limpar a fila de uma vez e a possibilidade de mudar a música sendo reproduzida sem fazer a fila desaparecer.

A antiga opção de tocar por último foi substituída por tocar depois ou “Adicionar à Fila”, no menu exibido ao pressionar uma música ou playlist.

Ao ouvir uma playlist, também se tornou possível adicionar uma música à fila para ser ouvida imediatamente após a música em reprodução. Na configuração atual, a canção é reproduzida após toda a lista se esgotar. As mudanças aproximam as filas do Apple Music às do Spotify, bem como ao funcionamento do app no iOS 9.

No SharePlay, o grupo agora pode fazer mudanças na fila de reprodução: qualquer pessoa pode adicionar faixas à lista de músicas sendo tocadas, inclusive na Apple TV ou em dispositivos de áudio. Até então, apenas assinantes do Apple Music poderiam fazê-lo.

Além disso, como notado pelo AppleInsider, os botões de aleatório, repetir e reprodução automática estão consideravelmente maiores e mais fáceis de selecionar do que no iOS 17. Também foi introduzido um recurso de acessibilidade chamado Music Haptics, pensado para pessoas com audição reduzida. Com ele, o Taptic Engine do iPhone vibra no mesmo ritmo e intensidade da música sendo reproduzida.

A Apple deverá tornar a função compatível com milhões de músicas do catálogo. Será lançada, ainda, uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para que desenvolvedores possam usar o recurso em apps de terceiros.

API para atalhos da tela Bloqueada

Uma possibilidade interessante relaciona-se à permissão do iOS 18 de substituir os atalhos de lanterna e da câmera da tela Bloqueada, anunciada na keynote. Como lembrado pelo 9to5Mac, a app de Câmera tem privilégios especiais, como abrir sem exigir a autenticação com Face ID, Touch ID ou senha.

Apps de câmera de terceiros poderão fazer o mesmo com a API LockedCameraCapture, a qual permitirá que outros apps também tenham esses privilégios. A interface foi explicada em uma sessão da WWDC24 e tornará possível a criação de uma extensão de apps de câmera que rodem diretamente da tela Bloqueada, quando o atalho do app for adicionado.

Para garantir que a experiência seja similar à do atalho do app Câmera (da Apple), a extensão do app terá de exibir a visualização da câmera logo após o usuário interagir com ela, sem telas de boas-vindas e afins. Assim como o app nativo, as extensões não mostrarão as fotos da galeria sem que o usuário faça a autenticação.

Também de modo a preservar a privacidade do usuário, as extensões não podem interagir com a rede de acessórios ou acessar outras partes do sistema. Elas são, ainda, integradas à API Controls, de modo que os atalhos também podem ser adicionados à Central de Controle.

Algo intrigante é que a Apple definiu que as extensões de apps de câmeras precisam ter suporte a todas as interações do sistema com botões físicos. Apesar de incluir os botões de volume, essa obrigação pode estar relacionada, ainda, ao especulado “botão de Captura”, que se espera nos próximos iPhones.

Ajuste no Áudio Adaptativo dos AirPods Pro

Conforme trazido pelo MacRumors, com o iOS 18 e com o firmware beta dos fones, o Áudio Adaptativo dos AirPods Pro de segunda geração ganhou um novo menu na seção dos AirPods nos Ajustes. Nele, há um seletor que permite escolher entre diferentes níveis do recurso, com mais ou menos ruído.

Isso deverá impactar principalmente o Controle de Ruído Adaptativo, um recurso que mistura a Transparência ao Cancelamento Ativo de Ruído, bem como o Volume Personalizado. Considerando que a ideia é ajustar de forma dinâmica o nível de ruído e o volume com base nas condições do ambiente, poder escolher de que forma isso é feito é algo importante para melhorar a experiência de uso dos AirPods.


Todos esses recursos estão nas versões beta dos sistemas, as quais estão em fase de testes. Por isso, detalhes poderão ser modificados até que as versões finais sejam lançadas por volta de setembro/outubro.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

NordVPN dá até 72% de desconto, vouchers do iFood e 4 meses grátis!

Próx. Post

Promoções na App Store: Up Slide Down, Jokey – Typing Faster, cat&line e mais!

Posts Relacionados