O melhor pedaço da Maçã.

Apple exalta seus recursos de privacidade no Data Privacy Day

Erik Neuenschwander

Hoje é celebrado o Data Privacy Day (algo como Dia da Privacidade de Dados), um evento internacional que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da privacidade e da proteção de dados no mundo online.

Publicidade

Como de costume, várias empresas e personalidades aproveitaram a data para apoiar a causa publicamente. A Apple, que tem adotado uma postura bastante agressiva nos últimos anos em relação ao tema, por sua vez, não ficou de fora.

Erik Neuenschwander, chefe de privacidade de usuário da Apple, aproveitou a data para conceder uma entrevista ao YouTuber Rene Ritchie, na qual discutiu a postura da Maçã em relação ao tema e as ações da empresa para promover a segurança dos dados de seus usuários nos últimos anos.

YouTube video

Durante a conversa, Neuenschwander destacou os três princípios seguidos pela equipe da Apple durante o desenvolvimento de cada produto: minimização de dados, controle/transparência e segurança.

Publicidade

Pensamos na privacidade como um direito humano fundamental, e a única forma de consolidar isso é projetando-a em tudo o que desenvolvemos. Queremos ótimos recursos com ótima privacidade e acho que mostramos repetidas vezes ao longo dos anos que podemos entregar isso.

O executivo explicou que a Apple tem usado recursos de inteligência de seus dispositivos para diminuir cada vez mais a quantidade de dados coletados de seus usuários. Mesmo assim, a empresa ainda procura garantir que o usuário tenha controle sobre como essas informações que ainda são coletadas serão usadas.

Neuenschwander reiterou que recursos adicionados recentemente pela Maçã, como o Ocultar Meu Email (Hide My Email) e a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency), dão mais segurança e controle a usuários sobre a forma como seus dados são utilizados por sites e apps de terceiros.

Tim Cook, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, também aproveitou a ocasião para reiterar o compromisso da companhia com a privacidade de seus usuários.

Acreditamos que a privacidade é um direito humano fundamental, e a melhor tecnologia é aquela na qual as pessoas podem confiar. Na Apple, estamos constantemente inovando para dar aos nossos usuários mais controle sobre como seus dados são usados e a escolha de com quem eles devem ser compartilhados. #DataPrivacyDay

Vale notar que a forte investida da Apple em recursos de privacidade não é vista com bons olhos em todos os lugares — na União Europeia, a companhia já foi alertada para não usar isso como um “escudo” para burlar as leis de competição.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DoJ e 34 estados dos EUA declaram apoio à Epic contra a Apple

Próx. Post

Adaptadores da Sonnet conectam Macs M1 a dois monitores 4K

Posts Relacionados