Desde o lançamento da linha Galaxy S21, no ano passado, a Samsung resolveu seguir os passos da Apple e vender seus smartphones flagship sem o carregador na caixa. Isso, claro, gerou todo tipo de reclamação e, especificamente no Brasil, colocou a sul-coreana, junto à Maçã, na mira de uma série de Procons.
Para arrefecer as críticas, a Samsung resolveu oferecer um carregador gratuito para consumidores que adquirissem os smartphones até certa data — no caso da linha S21, por exemplo, apenas quem comprasse os aparelhos até 31 de janeiro do ano passado tinha direito ao acessório sem valor adicional; já no caso do Z Fold 3 5G e do Galaxy Z Flip 3 5G, o prazo era até o dia 31/12 do ano passado. Agora, isso mudou.
Como informou o TechTudo, a empresa alterou as diretrizes do programa Samsung Para Você e agora oferece o carregador gratuitamente até “a vida final do produto”. Em outras palavras, a qualquer momento que você adquirir um dos smartphones elegíveis, será possível solicitar o acessório gratuitamente à fabricante, mesmo que o produto já esteja no mercado há anos.
A mudança no programa não muda o período que você tem para pedir o seu carregador: você precisa acionar o programa no máximo 30 dias após a compra do smartphone (ou a emissão da nota fiscal, para ser mais preciso) para solicitar o acessório. Para isso, basta se cadastrar no formulário disponibilizado pela Samsung e enviar uma cópia da nota da compra — feito esse processo, a empresa pede 30 dias para enviar o carregador à sua casa sem custo.
As novas regras valem também retroativamente, então os aparelhos da linha S21, lançados em janeiro de 2021, voltaram a ser elegíveis aos carregadores gratuitos — considerando apenas unidades recém ou futuramente adquiridas, claro. São cobertos todos os aparelhos da Samsung que não vêm com carregadores na caixa, o que inclui as famílias S21 (incluindo o S21 FE), S22 e os dobráveis Z Fold3 e Z Flip3.
Em entrevista ao TechTudo, Fernando Capez, diretor-geral do Procon-SP, elogiou a nova postura da sul-coreana e afirmou que a decisão é um atestado da força das leis brasileiras para o consumidor. Ao mesmo tempo, Capez aproveitou para criticar novamente a Apple — que, como sabemos, tem mantido o pé firme e continua sem oferecer qualquer tipo de benefício para os compradores de iPhones sem carregador:
A Apple é a vilã da história. Nós continuamos a censurar a postura da companhia.
Vejamos, portanto, se a tendência da Samsung causará alguma influência no comportamento da Maçã. Será possível?