O melhor pedaço da Maçã.

Google estaria pagando à Apple por buscas no Chrome para iOS

Koshiro K / Shutterstock.com
Apps do Apple e do Google

De acordo com o The Register, o Google supostamente paga uma porcentagem de toda a receita de pesquisa do Chrome para iOS à Apple. Tudo estaria bem se isso não fosse feito de maneira “secreta” — por ser considerada uma prática ilegal segundo as leis antitruste dos Estados Unidos.

Publicidade

O que seria um acordo de não concorrência, essa parcela da receita seria cedida em troca de o Google permanecer como o pesquisador padrão no Safari, entre outros tantos benefícios comerciais. Os rumores também sugerem que, com o trato, a Apple seria tolhida de criar um mecanismo de pesquisa próprio — o que já estaria nos planos da Maçã faz tempo, fazendo o Google perder seu espaço.

Citando fontes anônimas, o site corroborou as alegações que surgiram no ano passado, quando uma ação coletiva que foi aberta nos EUA para investigar justamente o tal acordo. Por conta disso, o Departamento de Justiça dos EUA e a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (Competition and Markets Authority, ou CMA) já estariam sondando e analisando o caso.

Vale lembrar que o Google teoricamente paga cerca de US$15 bilhões anualmente para se manter como mecanismo de pesquisa padrão nos dispositivos da Apple. Agora, o caso envolveria diretamente o uso do Google no Chrome para iOS, porém os detalhes são apenas conhecidos de algumas pessoas e o valor do acordo e seus termos mais amplos foram retirados dos relatórios da CMA.

Publicidade

Os novos relatos podem contribuir com as investigações do Departamento de Justiça dos EUA iniciadas em 2020 e reavivar o caso; a Apple e o Google buscam o arquivamento por falta de evidências.


Ícone do app Google Chrome
Google Chrome de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 125.0.6422.80 (198.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estreias no Apple TV+: “Hello Tomorrow!”, “Sharper” e “Make or Break”

Próx. Post

Leilão da Receita tem iMac e iPad Pro a partir de R$7 mil

Posts Relacionados