O melhor pedaço da Maçã.

Apple Vision mais barato poderá exigir conexão a iPhone ou Mac para funcionar

Confira também quando deverão ser lançados Macs com chips M4
Jack Skeens / Shutterstock.com
Apple Vision Pro

Alguns meses após o lançamento oficial do Apple Vision Pro e da sua iminente expansão internacional, o jornalista Mark Gurman trouxe novas informações envolvendo os planos da Apple para o seu setor relacionado à computação espacial, o qual deverá ganhar novos dispositivos futuramente.

Publicidade

Na nova edição da newsletter “Power On”, da Bloomberg, Gurman corroborou rumores recentes os quais indicam que a Maçã estaria focando atualmente no desenvolvimento de uma versão mais barata para o gadget, o qual poderá ser chamado simplesmente de “Apple Vision” (codinome N107) e deverá chegar ao mercado até o final de 2025.

Esse possível lançamento — que iria na direção contrária à da maioria dos dispositivos lançados no mercado, os quais costumam ser inaugurados com versões mais básicas — seria a concretização de um planejamento e um trabalho que já vem sendo desenvolvido na Apple há muitos anos.

Segundo Gurman, a ideia da empresa sempre foi apresentar o Apple Vision mais poderoso inicialmente para, um tempo depois, lançar um modelo mais barato. Ele deverá custar algo em torno de US$1,5 mil a US$2 mil — um valor ainda alto, mas cerca da metade do cobrado atualmente pelo Apple Vision Pro.

Publicidade

Mas, para realizar esse nível de corte no preço, a Apple enfrentará muitos desafios e precisará abrir mão de coisas que tornam o dispositivo mais atraente em relação à concorrência. Entre os cortes que poderão ser feitos está a remoção da tela frontal EyeSight, bem como uma redução da qualidade das telas e da passagem (pass-through) entre os cenários real e virtual.

Além disso, como o Apple Vision de entrada também deverá contar com um chip menos poderoso em relação ao atual modelo, a Apple está inclusive considerando exigir o seu uso em conjunto a um iPhone ou Mac para que o headset aproveite parte do poder de processamento desses dispositivos.

Quanto a uma segunda geração do Vision Pro, Gurman contrariou o rumor de que seu desenvolvimento tenha sido “suspenso” — embora ele esteja mesmo em segundo plano, segundo ele. Com um processador mais rápido, melhorias nas câmeras externas e um design mais confortável, ele deverá ser lançado apenas no final de 2026.

Publicidade

A Maçã também teria renovado os esforços para desenvolver seus óculos exclusivamente de RA — um dispositivo leve e que poderá ser usado facilmente o dia todo. Embora a Apple aponte um lançamento para 2027, dentro da empresa não acredita-se realmente nesse prazo.

Macs com M4 à vista?

Desde o lançamento do novo iPad Pro, há uma expectativa sobre a data de lançamento dos primeiros Macs com o chip M4, o qual estreou na nova geração de tablets profissionais da empresa.

Segundo Gurman, o cronograma segue o mesmo que já havia sido ventilado anteriormente, com o Mac Pro e o Mac Studio devendo ser lançados apenas no segundo semestre do ano que vem.

Publicidade

Os iMacs, MacBooks Pro e Macs mini com chips M4, no entanto, deverão chegar entre o final deste ano e o início de 2025. No ano que vem, também deverão ser lançados novos MacBooks Air com M4 (afinal, eles foram atualizados há bem pouco tempo).

Como notou Gurman, caso esse cronograma se confirme, será a primeira vez que a Maçã lançará uma nova geração de seus chips para todas as linhas de Macs comercializados pela empresa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Análise preliminar da UE aponta violações da DMA pela Apple

Próx. Post

Apple teria intensificado esforços em automação na fabricação de iPhones

Posts Relacionados