O YouTuber responsável pelo canal Action Retro resolveu unir nostalgia e modernidade em um computador que tem o design e o corpo de um iMac G4 de 20 polegadas de 2002, mas que roda em suas entranhas o chip M4, o qual equipa a versão mais atualizada do computador.
Isso foi possível graças a uma placa personalizada projetada especialmente para adaptar o chassi do iMac G4 aos padrões de hardware modernos. Com ela, foi possível substituir as portas originais do “Abajur” e adicionar conectividade HDMI e entradas mais modernas ao computador antigo, por exemplo.
Ele, que já havia conseguido colocar anteriormente um chip M2 nas entranhas desse iMac modificado, agora repetiu o processo se aproveitando dos componentes internos de um Mac mini com o chip M4, o qual é o menor computador já comercializado pela Apple.
Considerando esse detalhe, o processo acabou sendo bem simples, bastando remover a parte inferior de plástico do Mac mini e ter um pouco de cuidado com o posicionamento de alguns componentes — um trabalho que acabou sendo feito com maestria pelo entusiasta.
O resultado ficou bastante legal, e é interessante ver um dispositivo com um visual tão clássico e único (ao contrário dos iMacs atuais) rodando o macOS Sequoia 15, executando softwares atuais e podendo ser conectado a periféricos originalmente não suportados.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Macs/Apple-iMac-M3,14499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via Tom’s Hardware