Após a devida homologação, os Macs mini equipados com os processadores M4 e M4 Pro estão oficialmente disponíveis no Brasil!
Apresentados pela Apple no final de outubro, os modelos trazem mudanças expressivas, incluindo um design renovado, melhorias no desempenho e mais opções de conectividade — bom para quem busca um computador compacto e poderoso.
O novo dispositivo marca o seu primeiro grande redesenho desde 2010. Com dimensões reduzidas, porém mais alto que o modelo anterior, ele é quase tão compacto quanto a Apple TV 4K. O aparelho, contudo, continua disponível apenas na cor prateada.
A grande novidade está sob o capô: os novos chips M4 e M4 Pro. O M4 traz uma CPU 1Central processing unit, ou unidade central de processamento. de até 10 núcleos (6 de eficiência e 4 de desempenho) e uma GPU 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. de até também 10 núcleos, enquanto o M4 Pro vai além, com uma CPU de até 14 núcleos e uma GPU de até 20 núcleos.
Segundo a Apple, esses processadores oferecem ganhos significativos de desempenho, com o M4 Pro sendo até 2x mais poderoso em GPU que o M4.
Além disso, os novos chips focam em tarefas de inteligência artificial, com um Neural Engine 2x mais potente que o dos modelos anteriores. A memória unificada também impressiona: o M4 começa com 16GB e vai até 32GB, enquanto o M4 Pro parte de 24GB, podendo ser configurado com até 64GB e banda de memória de 273GB/s.
Outro destaque do novo Mac mini está na conectividade, que foi ampliada e aprimorada. Ambos os modelos agora contam com cinco portas Thunderbolt/USB-C, sendo duas localizadas na parte frontal e três na traseira.
O modelo com chip M4 suporta Thunderbolt 4, enquanto o M4 Pro traz a novidade do Thunderbolt 5, que oferece transferências ultrarrápidas de até 120Gbps, ideal para tarefas que exigem alta performance.
Além disso, a Apple manteve a porta HDMI e a entrada Gigabit Ethernet, que pode ser configurada como 10Gb Ethernet. A saída de áudio frontal de 3,5mm, com suporte a fones de ouvido de alta impedância, também continua presente. Por outro lado, as portas USB-A, que vinham em gerações anteriores, foram removidas.
Os novos Macs mini estão à venda com preços a partir de R$7,5 mil no modelo com chip M4 e R$17 mil para o M4 Pro, dependendo da configuração — com 10% de desconto nos valores para pagamentos à vista, além da opção de poder parcelar os valores em até 12x.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Macs/Apple-Mac-mini-M2-Pro,15799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Macs/Apple-Mac-mini-M2,7499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.
- 2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.