O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft lança novos agentes de IA para pesquisa e análise no Copilot

Microsoft lança novos agentes de IA para pesquisa e análise no Copilot

A Microsoft anunciou ontem a chegada de dois novos agentes de inteligência artificial ao Microsoft 365 Copilot: o Researcher (Pesquisador) e o Analyst (Analista).

Publicidade

Desenvolvidos com tecnologia da OpenAI, essas ferramentas são capazes de realizar pesquisas complexas e análises de dados de forma autônoma. Na prática, isso marca um novo patamar na evolução das ferramentas de produtividade da empresa.

O Researcher, segundo a Microsoft, funciona como um assistente de pesquisa completo, capaz de integrar dados internos da organização com informações de plataformas como Salesforce, ServiceNow e Confluence.

Ele auxilia profissionais na realização de análises de mercado, desenvolvimento de estratégias e identificação de oportunidades de negócios, oferecendo resultados contextualizados e relevantes.

YouTube video

Já o Analyst atua como um especialista em dados, processando informações de múltiplas planilhas para gerar visualizações claras e previsões precisas.

Publicidade

Utilizando o modelo de raciocínio o3-mini e executando códigos em Python em tempo real, essa ferramenta oferece transparência em seus processos, mostrando cada etapa da análise — um diferencial valioso para áreas como finanças e operações.

YouTube video

A Microsoft também está expandindo as capacidades do Copilot Studio, agora permitindo que organizações desenvolvam agentes de IA personalizados, adaptados às suas necessidades específicas. Isso possibilita, por exemplo, a criação de fluxos de trabalho inteligentes que combinam automação com flexibilidade.

Publicidade

Enquanto o Google lança o Gemini 2.5 e a OpenAI apresenta suas novidades, a Microsoft joga seu trunfo: a integração total com o pacote Microsoft 365. A ideia é que esses assistentes funcionem como se fossem nativos do Word, Excel e outros.

Um aspecto fundamental desses novos agentes é a explicabilidade. Ao contrário de modelos de IA tradicionais que operam como “caixas pretas”, o Researcher e o Analyst fornecem insights claros sobre seu processo de tomada de decisão.

A Microsoft lançará os agentes já no próximo mês. A solução, no entanto, estará disponível inicialmente para participantes do programa Frontier. A expansão para todos os usuários deverá ocorrer gradualmente, nos meses seguintes.

via Thurrott

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple divulga detalhes do processo de edição de “Ruptura”, com foco no Mac

Próx. Post

MusicHarbor é atualizado com suporte a notícias, paradas musicais e mais

Posts relacionados