De acordo com uma nova matéria do do The Korea Times, a Apple está perto de assinar um acordo com a LG e a Magna (uma joint-venture chamada LG Magna e-Powertrain) para a produção do “Apple Car”.
O empreedimento conjunto, avaliado atualmente em US$1 bilhão, tem capacidade para produção de motores elétricos, inversores e carregadores de bateria a bordo, segundo as informações.
Ainda para o The Korea Times, a LG Magna e-Powertrain ficaria responsável pela fabricação da primeira leva do famigerado veículo da Maçã. Algumas fontes dizem que o negócio será bem pequeno, já que a Apple planeja produzir apenas “veículos de teste para avaliação”.
Vale lembrar que a LG já forneceu motores, baterias e outros componentes para a General Motors (GM) e até mesmo para a Tesla, enquanto a Magna produz eletrônicos automotivos para diversas fabricantes — ela, inclusive, havia sido citada (há muito tempo) como uma potencial parceria da Apple na fabricação do seu veículo.
Se o acordo for feito, as duas partes estabelecerão em conjunto os detalhes precisos para a produção do carro da Apple, com um protótipo podendo ser lançado no início de 2024.
LG e o mercado automotivo
O The Korea Times trouxe informações, ainda, de que após a decisão da LG de encerrar seu negócio de smartphones, a empresa está “respondendo com urgência” aos apelos dos investidores para investir em seu negócio de componentes para veículos.
Como a marca LG não é tão forte na indústria global de veículos elétricos, ela precisa de uma referência bastante competitiva para mostrar seus esforços de transformação. Desse ponto de vista, a aposta da LG no Apple [Car] não é tão ruim, e vice-versa para a Apple.
Ademais, tudo indica que a LG possui uma boa reputação com a Apple, justamente por a empresa ser uma parceria de longa data da companhia no fornecimento de displays — o que poderá ajudá-la no (aparente) empreedimento com o “Apple Car”.
via 9to5Mac