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Desenvolvedores continuam insatisfeitos com regras da App Store, é claro

Muitos deles dizem que as mudanças da Apple ainda não são suficientes para garantir uma competição saudável
Primakov / Shutterstock.com
iPhone com ícones da App Store, da iTunes Store, do Música e do Spotify

Hoje mais cedo, a Apple anunciou que, a partir de 2022, permitirá que desenvolvedores de aplicativos conhecidos como “leitores” (em inglês, “readers”) adicionem um link em seu app para um site oficial, a fim de que usuários configurem suas contas fora do aplicativo.

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A mudança foi fruto de um acordo após a investigação da Comissão de Comércio Justo do Japão (Japan Fair Trade Commission, ou JFTC), aberta no fim do ano passado.

Contudo, nem um dia depois do anúncio, diversos desenvolvedores já recorreram às redes sociais para expressar insatisfação com as futuras mudanças. A maioria disse que elas ainda não são suficientes para que haja um mercado de aplicativos mais justo. Foi exatamente o que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo./cofundador do Spotify, Daniel Ek, disse:

Este é um passo na direção certa, mas não resolve o problema. Os desenvolvedores de aplicativos querem regras claras e justas que se apliquem a todos os aplicativos. Nosso objetivo é restaurar a competição de uma vez por todas, não uma etapa arbitrária e egoísta de cada vez. Continuaremos a lutar por uma solução real.

O executivo deixou claro que, apesar de as mudanças serem positivas, elas não solucionam o problema de todos os desenvolvedores, apenas de alguns.

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Outros desenvolvedores reclamaram que os ajustes da Apple permitirão o compartilhamento de apenas um link para seu site oficial a partir do aplicativo.

O comunicado de imprensa da Apple faz a suposição ousada de que nenhuma mudança adicional em suas práticas de direção será obrigatória durante os meses restantes do ano 😅 Restringir aos aplicativos ‘Leitores’ e um único link no aplicativo não é suficiente.

Já outros questionam se a Apple permitirá que o desenvolvedor escreva alguma mensagem junto a esse link.

Claro, seu aplicativo “leitor” pode incluir um (1) link aprovado para seu site… mas você terá permissão para ter qualquer texto próximo a esse link, explicando por que alguém pode querer tocar nele, ou isso ainda é proibido? É aqui que estamos, mentalmente, quando consideramos as regras da App Store em 2021.
2 / É realmente uma pequena mudança em uma regra que, para começar, era hostil ao cliente e ao desenvolvedor. É uma grande conquista, mas também não. Tal como aconteceu com o acordo da semana passada, a Apple está habilmente dando o mínimo possível. Mas eles ao menos estão dando.

De fato, todas as mudanças implementadas pela Apple nos últimos meses têm sido, digamos, pequenas. Muitas delas se restringem a um grupo específico de desenvolvedoras e outras não resolvem o problema da competição desigual por completo.

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Essa é a segunda mudança feita na App Store nos últimos dias. Na semana passada, a Apple fez um acordo com um grupo de desenvolvedores que havia aberto uma ação coletiva contra a empresa, e passou a permitir que eles apresentem o preço dos seus produtos/serviços fora da App Store — algo que tanto o grupo Coalition for App Fairness quanto o próprio Spotify já demonstraram insatisfação.

Nos resta saber até quando a Apple aguentará a pressão de todos esses desenvolvedores…

via 9to5Mac, MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

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