O melhor pedaço da Maçã.

Homem é preso após rastrear ex-namorada com AirTag

Foto de Mark Chan no Unsplash
AirTag

Em mais um caso de AirTags sendo usados para crimes, um homem chamado Christopher Paul Trotman, de 41 anos, residente de Swansea (País de Gales), foi preso depois de ter escondido um rastreador da Maçã no carro da ex-namorada. Eles terminaram o relacionamento em agosto de 2020 e, segundo ela, o seu ex tinha comportamento “controlador” e continuou mandando mensagens e fazendo ligações após o término.

Publicidade

Uma dia, após comprar um novo iPhone, a mulher recebeu uma notificação perguntando se ela gostaria de conectar o rastreador ao novo aparelho. Então, Trotman mandou mensagens em que revelava saber de lugares onde a ex-namorada havia passado, o que a deixou pensativa. Para completar, a filha da vítima também começou a receber notificações sobre conexão a um AirTag.

Ao procurar no carro, a mulher de fato encontrou um AirTag sob o para-choque traseiro e o entregou para a polícia. Com isso, conforme descreveu o Daily Mail, policiais usaram o dispositivo para chegar até o homem. O veículo afirmou que o rastreador emitiria um som quando chegasse perto do iPhone de Trotman — mas o funcionamento correto é isso acontecer ao se afastar do smartphone do dono, algo que é uma medida antirrastreio indevido.

De todo modo, o homem foi encontrado e, embora tenha tentado negar, confessou o crime. Ao analisar a conta da Amazon dele, foi possível observar AirTags em seu histórico de compras. Ele, então, foi preso, solto sob fiança, mas novamente posto em prisão preventiva por intimidação de testemunhas.

Publicidade

Finalmente, Trotman foi condenado a nove semanas de prisão, mas já foi solto sob custódia, tendo em vista que cumpriu ao menos parte da pena enquanto estava preso. Seu advogado disse que ele “refletiu sobre seu comportamento desorientado ao extremo” durante o tempo na prisão. O homem tinha outras oito condenações por “violência séria”. Uma medida protetiva contra ele também foi expedida.

Esses recursos que fizeram essa vítima perceber que estava sendo perseguida foram implementados pela Apple após a ocorrência de diversos casos parecidos. Apesar de o AirTag ser bastante útil, como no caso de um homem que descobriu onde suas malas estavam, há também pessoas que usam o acessório para fins ilegais.

Que macabro, hein?


Comprar AirTag de Apple Preço à vista: a partir de R$332,10
Preço parcelado: a partir de R$369,00 em até 12x
Opções: pacote com 1 ou 4 unidades

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 13 com 31% de desconto

Próx. Post

Xiaomi lança MIX Fold 2, novo tablet, relógio e fones

Posts Relacionados