Durante os últimos meses, muito tem se falado sobre a próxima geração dos MacBooks Pro: analistas diziam que ela chegaria no segundo semestre, mas depois as expectativas foram jogadas apenas para 2022. Até que, ontem, noticiamos que os novos modelos dos laptops profissionais poderão — finalmente — ser lançados durante a WWDC 2021, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de junho.
Dentre os rumores mais quentes, esperam-se: uma tela Liquid Retina XDR, com a tecnologia Mini-LED, a volta da gloriosa porta MagSafe para carregamento, bem como uma porta HDMI, uma entrada para cartões SD, e pelo visto, a morte da Touch Bar. Aparentemente, também teremos modelos de 14 e 16 polegadas na nova linha.
Como comentamos na semana passada, alguns rumores estranhos afirmaram que a Apple implementará um design reto nos próximos laptops e, em razão das bordas menores, a empresa abandonará o nome “MacBook Pro” escrito abaixo da tela, tal como desistiu de colocar a Maçã no “queixo” dos novos iMacs — agora, ela só está na parte de trás.
O designer Antonio De Rosa, então, reuniu todos esses rumores em um conceito para lá de realista. Seus renders mostram como seria o novo modelo do MacBook Pro de 16″, dando pistas de como as novas máquinas poderão parecer.
Além das imagens dos laptops, De Rosa foi além e imaginou até as páginas oficiais da Apple, demonstrando as especificações detalhadas, segundo os rumores.
Vale destacar que, diferentemente dos próximos MacBooks Air — que deverão vir em versões coloridas —, De Rosa idealizou algumas cores pouco prováveis para a linha de modelos profissionais da Maçã. Fora isso, podemos esperar algo bastante parecido com seu design.
Outro conceito, idealizado pelo criador de conteúdo Luke Miani e pelo designer Ian Zelbo, imagina o modelo menor (de 14″) um pouco diferente de De Rosa. De acordo com as imagens publicadas no Twitter, a tela do novo laptop pareceria bastante com um iPad Pro. Interessante, não?
Além de todos esses rumores, tem-se falado bastante sobre o próximo Apple Silicon, o chip “M1X”. De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple planeja dois chips diferentes para esses MacBooks Pro, de codinomes “Jade C-Chop” e “Jade C-Die“.
Ambos teriam 8 núcleos de alto desempenho e 2 núcleos de baixo consumo de energia (total de 10); já a variação de núcleos gráficos ficará entre 16 e 32. O M1, a título de comparação, é equipado com 4 núcleos de alto desempenho, 4 núcleos com eficiência energética e 7-8 núcleos gráficos.
Veremos o que o futuro aguarda para os novos MacBooks Pro. Alguém aí está ansioso para pôr as mãos neles?
Preço parcelado: a partir de R$19.999,00 em até 12x
Cor: preto-espacial ou prateado
Chip: M4 (CPU de 10 núcleos; GPU de 10 núcleos), M4 Pro (CPU de 12 ou 14 núcleos; GPU de 16 ou 20 núcleos) ou M4 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 32 ou 40 núcleos)
Memória: 16GB, 24GB, 36GB, 48GB, 64GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.